segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Candidato de Trump é acusado de abuso sexual

Christine Blasey teria sofrido tentativa de estupro de Brett Kavanaugh em 1982


Brett Kavanaugh, acusado de assédio sexual.
Foto: Vice News


Por Carla Nogueira e Juliana Coelho
Fonte: Juliana Coelho


Brett Kavanaugh, indicado por Donald Trump ao cargo de juiz da Suprema Corte, foi acusado de tentar estuprar Christine Blasey Ford em 1982, enquanto estava embriagado, os dois eram menores de idade. A denúncia foi feita após senadora democrata receber uma carta sem identificação. Ford deu uma entrevista ao The Washington Post revelando ser a vítima e contou sua versão. Segundo ela, Kavanaugh estava completamente embriagado quando tentou estupra-la em uma festa, ela tinha apenas 15 anos e estava concluindo o segundo ano do ensino médio, em Bethesda, Maryland.

O conservador Kavanaugh nega veementemente as acusações, no entanto, a denúncia pode atrapalhar sua nomeação a juiz da Suprema Corte. Ford contou que ele a prendeu em uma cama e tentou tirar sua roupa e admitiu que temeu que ele a matasse acidentalmente. Desde o ocorrido, nunca mais se falaram.
Ford, agora com 51 anos, é pesquisadora e professora de psicologia na Califórnia. Ela relata que a social aconteceu em uma casa sem adultos presentes, e que subia para ir ao banheiro quando foi empurrada para um quarto. O jurista tinha 17 anos, cursava o terceiro ano do ensino médio, em North Bethesda. Se conheceram pois pertenciam aos mesmos grupos sociais. A pesquisadora diz que ele estava acompanhado de um amigo chamado Mark Judge, igualmente bêbado.  Ela conta que enquanto estava sendo atacada, tentou gritar, mas Kavanaugh tampou sua boca, ela só conseguiu escapar quando Judge se jogou em cima dos dois e todos caíram.
Ela se manteve calada até 2012, quando se abriu para o marido em uma terapia de casal, o psicoterapeuta de Ford tinha em notas o relato dela, que não mencionava o nome do jurista, apenas dizia que foi um ataque de meninos que se tornaram "altos representantes da sociedade de Washington", segundo o jornal The Washington Post apurou.
A professora de psicologia contratou recentemente uma advogada, especializada em casos de abuso sexual, que a aconselhou a passar pelo polígrafo, que revelou que ela estava falando a verdade sobre o abuso. Kavanaugh fez diversas referências ao álcool em seu livro escolar do ano de graduação e, Judge, que é cineasta e escritor, por sua vez, tem um livro no qual supostamente menciona o jurista em uma noite de muita bebedeira, de acordo com o Post.
Ford contatou o Post quando viu que Kavanaugh poderia ser nomeado juiz. Apesar do diversos indícios e em tempo do movimento MeToo, contra o encobrimento de abusos sexuais, não há dimensão do impacto que essa denúncia possa ter no processo de nomeação de Kavanaugh. Na semana passada, o suposto abusador testemunhou no Comitê Judiciário do Senado, logo após isso, sua nomeação foi enviada para aprovação no Senado, devido aos votos da maioria republicana.
Há um caso parecido em 1991, quando Clarence Thomas foi nomeado membro do Supremo Tribunal Federal logo após ser acusado de assédio sexual por Anita Hill, mas negou as alegações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O menino que viaja sozinho entre os milhares de hondurenhos

Mario Castellanos foge do recrutamento por gangues em San Pedro Sula, Honduras Mario Castellanos de 12 anos Foto: folha.uol.com.br ...